segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Os Lobos na Taça do Mundo de Rugby

Foi desta forma que a Selecção Nacional se estreou ontem na Taça do Mundo de Rugby (ou râguebi em linguagem tuga) frente à Escócia. Esta prova é considerada nem mais nem menos do que a terceira mais importante no mundo depois dos Jogos Olímpicos e do Campeonato do Mundo de Futebol.
São a PRIMEIRA equipa amadora da história do rugby a participar nesta prova (que conta com a participação de 20 selecções). Os Lobos, como são conhecidos, são orientados por Tomás Morais e segundo este senhor o apuramento resultou de três grandes motivações: "por nós próprios, pelos portugueses e por Portugal". Penso que toda a gente deve ter consciência da dificuldade que estes homens tiveram para conciliar os treinos, as provas, mesmo antes deste mundial (porque ser atleta não é só participar em competições internacionais) e as suas profissões. Dentro desta "alcateia" existem veterinários, empresários, pedreiros, estudantes, treinadores, advogados, médicos...entre muitas outras profissões. Segundo entrevistas dadas pelo treinador: "alguns meteram férias ou dias sem vencimento durante o apuramento para o mundial".
Antes do mundial os meninos treinaram em portugal com o corpo de fuzileiros de Vale de Zebro. O rugby não é um desporto violento mas sendo esta a primeira vez da nossa selecção, os jogadores não têm noção daquilo que os espera então nada melhor do que treinar com pessoas que têm de estar preparadas para qualquer situação.
Na quarta feira passada o capitão australiano disse que portugal é uma das presenças mais importantes da prova e depois do jogo alguns dos jogadores escoceses não deixaram de elogiar a paixão com que os tugas jogaram ontem. O resultado foi o esperado...os portugueses não ganharam o jogo, ficaram-se pelos 56-10 (ao intervalo estava 28-10...na segunda parte os escoceses marcaram mais 28, os tugas é que se esqueceram de marcar os outros 10) o que ficou dentro dos objectivos, ou seja, não perder com esta selecção por mais de 60 pontos. Deste jogo destacar também que o capitão Vasco Uva foi eleito o melhor jogador em campo e que Pedro Carvalho entra para a história do rugby português como o homem que apontou o primeiro ensaio da selecção em campeonatos do mundo. Ou seja, portugal perdeu mas ganhou o respeito de todas as pessoas deste mundo em que a bola não é redonda. Os próximos jogos serão com a Nova Zelândia (dia 15 de Setembro), com a Itália (dia 19 de Setembro) e por fim com a Roménia (dia 25 de Setembro). Os tugas estão confiantes com uma vitória com a Roménia, diz que é "o objectivo possível dentro do impossível". Foram para este campeonato com a promessa de "ter grande coração e uma grande atitude, sem nunca perder a inteligência" e ontem mais do que nunca mostraram que são "amadores na essência mas duplamente profissionais na atitude".
A mim só me resta dar os parabéns aos jogadores e á equipa técnica mas também a todos os portugueses que se deslocaram ao estádio para apoiar esta selecção que também é a NOSSA selecção. Fica aqui o site da Federação Nacional de Rugby.

3 comentários:

Anónimo disse...

É preciso ter mesmo coragem, ainda por cima conciliar os treinos com o trabalho e estudos, 56-10 foi bem bom. Bjs

Jayne disse...

skynet:
obrigado por ainda perderes tmp em vir ao meu blog ;)
para a proxima vez k aqui vieres...tu que es um cranio nestas merdas ...podes dizer-m cm se mete o video e o texto td junto?!?! é k eu estou a começar agora e n percebo um cu disto
estou a falar serio...tanks
a unica coisa k me entristece no meio disto td é só existir apoios por parte do estado para o futebol quando estamos cansaditos de saber que as grandes vitórias portuguesas se fazem noutras modalidades
enfim...é o k temos

Anónimo disse...

"Atão" escreves o texto e metes o código do vídeo em cima ou em baixo do texto, como quiseres. Mas tem atenção, depois de publicares o post, se precisares de editar o que já escreves-te, o código do vídeo desaparece, ele está lá, não dá é para ver, se quiseres vê-lo tens de clicar no teu canto superior direito onde diz "editar em html". Embora isso não te ajude muito se não souberes ler o código lol

Aprende comigo que eu não duro sempre...