sexta-feira, 28 de setembro de 2007
se eu fosse uma musica do Marco Paulo...?
segunda-feira, 24 de setembro de 2007
cadeiras....
Numa conversa com uma amiga...arranjei uma secretária emprestada. Ela precisou de comprar para a casa onde estava mas entretanto mudou de casa deixou de precisar....então vem pra mim...com muitos avisos da mãe dessa amiga minha que lá em casa não teria uso e que nesta altura do campeonato temos que poupar em tudo. E desta forma poupo o dinheiro de uma eventual secretária que teria de comprar e que no final do ano voltava para casa e não teria uso nenhum...muito provavelmente passaria o resto da vida desmontada e num caixote...coisa que de todo não é digna para um objecto que de uma forma ou de outra nos ajudou um dia na nossa longa e dura batalha porém cheia de coisas maravilhosamente boas...que é o ensino superior.
Mas faltava a cadeira e foi então que resolvi ir ao ikea, mesmo com o meu pai a reclamar que tudo no ikea é uma "trapisse e que eu é que sei porque eu trabalhei lá e vi muito bem como era". Segundo o meu pai o que se compra no ikea é a modos que descartável...tipo usar e deitar fora. Provavelmente tem razão...veremos. O que é certo é que essa superfície comercial estava a abarrotar de gente...nem sei como é que dentro daquele edifício havia oxigénio para tanto sistema cardiorespiratório e nem sequer sei como é que três ratinhos do campo habituados a ar livre e espaço conseguiram sobreviver num mundo que é absolutamente de ratinhos da cidade....com gente a tropeçar em gente a a empurar gente e gente e gente....
segunda-feira, 10 de setembro de 2007
Os Lobos na Taça do Mundo de Rugby
Foi desta forma que a Selecção Nacional se estreou ontem na Taça do Mundo de Rugby (ou râguebi em linguagem tuga) frente à Escócia. Esta prova é considerada nem mais nem menos do que a terceira mais importante no mundo depois dos Jogos Olímpicos e do Campeonato do Mundo de Futebol.
São a PRIMEIRA equipa amadora da história do rugby a participar nesta prova (que conta com a participação de 20 selecções). Os Lobos, como são conhecidos, são orientados por Tomás Morais e segundo este senhor o apuramento resultou de três grandes motivações: "por nós próprios, pelos portugueses e por Portugal". Penso que toda a gente deve ter consciência da dificuldade que estes homens tiveram para conciliar os treinos, as provas, mesmo antes deste mundial (porque ser atleta não é só participar em competições internacionais) e as suas profissões. Dentro desta "alcateia" existem veterinários, empresários, pedreiros, estudantes, treinadores, advogados, médicos...entre muitas outras profissões. Segundo entrevistas dadas pelo treinador: "alguns meteram férias ou dias sem vencimento durante o apuramento para o mundial".
Antes do mundial os meninos treinaram em portugal com o corpo de fuzileiros de Vale de Zebro. O rugby não é um desporto violento mas sendo esta a primeira vez da nossa selecção, os jogadores não têm noção daquilo que os espera então nada melhor do que treinar com pessoas que têm de estar preparadas para qualquer situação.
Na quarta feira passada o capitão australiano disse que portugal é uma das presenças mais importantes da prova e depois do jogo alguns dos jogadores escoceses não deixaram de elogiar a paixão com que os tugas jogaram ontem. O resultado foi o esperado...os portugueses não ganharam o jogo, ficaram-se pelos 56-10 (ao intervalo estava 28-10...na segunda parte os escoceses marcaram mais 28, os tugas é que se esqueceram de marcar os outros 10) o que ficou dentro dos objectivos, ou seja, não perder com esta selecção por mais de 60 pontos. Deste jogo destacar também que o capitão Vasco Uva foi eleito o melhor jogador em campo e que Pedro Carvalho entra para a história do rugby português como o homem que apontou o primeiro ensaio da selecção em campeonatos do mundo. Ou seja, portugal perdeu mas ganhou o respeito de todas as pessoas deste mundo em que a bola não é redonda. Os próximos jogos serão com a Nova Zelândia (dia 15 de Setembro), com a Itália (dia 19 de Setembro) e por fim com a Roménia (dia 25 de Setembro). Os tugas estão confiantes com uma vitória com a Roménia, diz que é "o objectivo possível dentro do impossível". Foram para este campeonato com a promessa de "ter grande coração e uma grande atitude, sem nunca perder a inteligência" e ontem mais do que nunca mostraram que são "amadores na essência mas duplamente profissionais na atitude".
A mim só me resta dar os parabéns aos jogadores e á equipa técnica mas também a todos os portugueses que se deslocaram ao estádio para apoiar esta selecção que também é a NOSSA selecção. Fica aqui o site da Federação Nacional de Rugby.
segunda-feira, 3 de setembro de 2007
Praxes (uihhh)
Os interneurónios podem sofrer uma doença degenerativa que afecta o seu normal funcionamento, esta doença é designada síndrome da Escleromacacada aguda crónica e manifesta-se em altitudes a partir dos 3000 metros. Desta forma, esta doença é a principal causa de invalidez prematura no Tibete porque o relevo desta região varia entre os 3000 e os 5000 metros de altitude. Esta doença manifesta-se pelo desejo e a vontade compulsiva de jogar á macaca, se não forem impedidos os doentes jogam todo o dia, nos casos mais avançados nem sequer param para ver a Floribella.
Apesar das diversas tentativas da medicina oriental para arranjar uma cura para esta doença, até recentemente não existia um tratamento eficaz.
Mas cientistas da Universidade dos trolhas, na Buraca descobriram que se os doentes fossem enviados para a universidade deixariam de apresentar sintomas e ficariam totalmente curados em apenas 1 ano.