quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

saudade...

...diz que só existe na língua portuguesa mas é também uma das que tem maior significado, pelo menos para mim, que fui habituada desde bem pequenina a lidar com ela, a tratá-la por tu, acredite-se ou não, a chorar de cada vez que ela aparecia.
Numa das definições refere-se que é uma mistura de sentimentos de perda, amor e distância, é uma espécie de lembrança nostálgica e carinhosa de alguém ou de algo, de um bem especial que está ausente e que nos faz falta e por isso, desejamos revê-lo, possui-lo.
Diz a lenda que foi cunhada na época dos descobrimentos, servindo para caracterizar a solidão que os portugueses sentiam numa terra estranha, o Brasil. defina a melancolia causada pela lembrança, a magoa sentida pela ausência.
Foi considerada pelos especialistas a 7ª palavra do mundo mais difícil de definir.
Eu já estava para falar dela há algum tempo, quando, no meio de uma imensidão de calçada à portuguesa, a única vez que olho para o chão aparecem as letras S A U D A D E a preto no meio de um fundo mais claro. Coicidência? Talvez a mesma que fez com que quando fui de ferias para a Suíça este verão desse de caras com a porta de embarque nº 18 e que para cada canto que olhava desse de caras com um boneco de um porquinho simpático. Talvez a mesma que faz com que cada despedida de Rio Maior seja feita ao som de alguma música de Pearl Jam...
Enfim...fica a dúvida, a incerteza e a saudade (pelo menos) dos sentimentos vividos nesses momentos...



4 comentários:

Anónimo disse...

Andas muito melancólica, isso é tudo saudades minhas, confessa lá lololol

Bjs

Jayne disse...

sky:
tuas e de mt gente
isto quando o trabalho aperta e a falta de tempo dá de si...o pessoal fica mt lamexas!!!
kiss****

Francisco Morais disse...

eu tambem sei bem o k é a saudade...
alias axo mm k o meu ponto fraco e ficar demasiado ligado as pessoas. Isso e bom quando estamos com elas, mas e mau quando por algum motivo elas se afastam ou as perdemos para sempre...

nao axo k seja lamexas, axo k é o k vai na tua alma e se tens vontade de deitar cá para fora, entao axo mt bem k o faças ;)

gostei mt do post, joana :)
alias aproveito p dizer que o blog ta mt fixe e k ja o adicionei aos favoritos :D

Beijinho*

Jayne disse...

morais:
obrigado plo comentario...ainda bem que gostas-te e ja agora...bem que podias actualizar o teu mais vezes. ah e n venhas com a conversa...ah e tal n tenho tmp pk eu tb n mas arranja-se smp um piriri.
**