sexta-feira, 28 de setembro de 2007

se eu fosse uma musica do Marco Paulo...?

A rádio é uma presença habitual na minha vida...
Antes ouvia em casa enquanto me preparava para ir apanhar o autocarro com destino à escola, era uma maneira de tentar acordar mais bem disposta e logo com outra dinâmica (se é que isso é possível antes das 7 da manhã) mas desque que fui para a superior que o tempo para me deliciar com os programas de rádio é menor. No entanto nada que não se resolva aos domingos (a maior parte das vezes à segunda-feira) quando vamos a caminho da escola ou às sextas-feiras quando regressamos. O hábito de fazer zapping com o comando da tv já passou...agora faço zapping com o rádio do carro.
Isto tudo para dizer que hoje ia eu muito bem na minha meggie a ouvir Radio Comercial quando ouvi falar num teste que eles disponibilizaram no site. O teste tem o seguinte nome: se eu fosse uma musica do Marco Paulo qual seria? Então por curiosidade lá fui eu fazer o teste quando cheguei a casa. Eis o resultado:
Eu tenho dois amores
que em nada são iguais
mas não tenho a certeza
de qual eu gosto mais
mas não tenhooo a certeeeeeeezaaaaa
de qual eu gosto maaaaaais
eu tenho dois amores
que em nada são iguaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaais
Com isto o meu blog...que já não é famoso ainda ficou mais deprimente...apesar deste senhor quer queiramos quer não...fazer parte da história da música portuguesa.
Prometo que para a próxima trago uma coisa mais doce: se eu fosse um sabor de gelado...qual seria?!?!?

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

cadeiras....

O dia 1 de Outubro está-se a aproximar a olhos vistos e com ele o primeiro dia de aulas. A casa para onde vamos morar não está preparada para estudantes....apesar de ter óptimas condições fica muito mal situada...muito longe da escola. Mas como não queriamos abdicar de morar 4 pessoas juntas, tivemos que verificar melhor as nossas prioridadaes. Assim...os quartos não estão preparados com tudo o que um estudante precisa: secretária e respectiva cadeira...volto a referir...objectos essenciais para um estudante.



Numa conversa com uma amiga...arranjei uma secretária emprestada. Ela precisou de comprar para a casa onde estava mas entretanto mudou de casa deixou de precisar....então vem pra mim...com muitos avisos da mãe dessa amiga minha que lá em casa não teria uso e que nesta altura do campeonato temos que poupar em tudo. E desta forma poupo o dinheiro de uma eventual secretária que teria de comprar e que no final do ano voltava para casa e não teria uso nenhum...muito provavelmente passaria o resto da vida desmontada e num caixote...coisa que de todo não é digna para um objecto que de uma forma ou de outra nos ajudou um dia na nossa longa e dura batalha porém cheia de coisas maravilhosamente boas...que é o ensino superior.



Mas faltava a cadeira e foi então que resolvi ir ao ikea, mesmo com o meu pai a reclamar que tudo no ikea é uma "trapisse e que eu é que sei porque eu trabalhei lá e vi muito bem como era". Segundo o meu pai o que se compra no ikea é a modos que descartável...tipo usar e deitar fora. Provavelmente tem razão...veremos. O que é certo é que essa superfície comercial estava a abarrotar de gente...nem sei como é que dentro daquele edifício havia oxigénio para tanto sistema cardiorespiratório e nem sequer sei como é que três ratinhos do campo habituados a ar livre e espaço conseguiram sobreviver num mundo que é absolutamente de ratinhos da cidade....com gente a tropeçar em gente a a empurar gente e gente e gente....


Por fim chegámos a secção dos escritórios! Bora la experimentar cadeiras sempre tendo em conta o preço porque se temos que dar dinheiro por uma coisa que citando o meu pai "é descartável", então ao menos que seja pouco.
Escolhida a cadeira, 5 rodinhas...assento de plástico encarnado à Benfica... (igual a esta do lado) toca de anotar no papel o local onde é que podemos ir buscar o pacote com a cadeira (corredor e secção). Entretanto e porque ver não custa nada fui ver também as secretárias, desta forma já tinha uma ideia do que ali poderia encontar se eventualmente a secretária emprestada não me servir. Não é por eu ser esquisita...que o sou...é verdade, confesso. Mas se a secretária dela for pequena? Como é? Eu preciso de espaço!!! Enfim...


Entretanto chegámos a secção onde se vai buscar os móveis...tipo self-service... segundo esta empresa, como são as próprias pessoas que "trabalham" para si...os móveis saem mais barato porque eles não têm que pagar a empregados para andarem com caixas para cima e para baixo. Egoístas é o que vocês são: o cliente trabalha e vocês ficam com o dinheiro todo. Por fim...corredor 32...secção 6....VAZIO. Hey?!?! Mas eu tive tanto trabalho a experimentar cadeiras e a comparar preços e agora não há a cadeira que eu escolhi?!?! Lá escolhi outra a pressa (igual a esta do lado, foi pena não haver cor-de-rosa à Benfica) sempre com o meu pai a buzinar-me ao ouvido que "o barato sai caro" e a senhora do ikea a apressar os clientes que era quase uma hora e que se dirigissem à caixa efectuar o pagamento para fecharem as portas.

Yahh o barato sai caro mas se comprarmos caro também sai caro e para durar o mesmo tempo eu perfiro comprar barato. Pagámos e viemos embora, com as embalagens de cartão debaixo do braço. Agora está a minha cadeira ali em pacote a espera que eu vá para a escola e a leve para depois montar e ela tentar aguentar 9 meses numa casa de estudantes. Aviso-te já minha amiga que não vai ser tarefa fácil...é a tua prova de fogo. Mas se resistires acho que o pappy não poderá voltar a chamar-te trapisse. Isto tudo desde que eu te consiga montar, e essa vai ser a minha prova de fogo!!!
Alias...se os senhores do ikea quiserem testar a durabilidade dos seus produtos, podem sempre mandá-los lá para casa!!

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Palavras para quê?

Os Lobos na Taça do Mundo de Rugby

Foi desta forma que a Selecção Nacional se estreou ontem na Taça do Mundo de Rugby (ou râguebi em linguagem tuga) frente à Escócia. Esta prova é considerada nem mais nem menos do que a terceira mais importante no mundo depois dos Jogos Olímpicos e do Campeonato do Mundo de Futebol.
São a PRIMEIRA equipa amadora da história do rugby a participar nesta prova (que conta com a participação de 20 selecções). Os Lobos, como são conhecidos, são orientados por Tomás Morais e segundo este senhor o apuramento resultou de três grandes motivações: "por nós próprios, pelos portugueses e por Portugal". Penso que toda a gente deve ter consciência da dificuldade que estes homens tiveram para conciliar os treinos, as provas, mesmo antes deste mundial (porque ser atleta não é só participar em competições internacionais) e as suas profissões. Dentro desta "alcateia" existem veterinários, empresários, pedreiros, estudantes, treinadores, advogados, médicos...entre muitas outras profissões. Segundo entrevistas dadas pelo treinador: "alguns meteram férias ou dias sem vencimento durante o apuramento para o mundial".
Antes do mundial os meninos treinaram em portugal com o corpo de fuzileiros de Vale de Zebro. O rugby não é um desporto violento mas sendo esta a primeira vez da nossa selecção, os jogadores não têm noção daquilo que os espera então nada melhor do que treinar com pessoas que têm de estar preparadas para qualquer situação.
Na quarta feira passada o capitão australiano disse que portugal é uma das presenças mais importantes da prova e depois do jogo alguns dos jogadores escoceses não deixaram de elogiar a paixão com que os tugas jogaram ontem. O resultado foi o esperado...os portugueses não ganharam o jogo, ficaram-se pelos 56-10 (ao intervalo estava 28-10...na segunda parte os escoceses marcaram mais 28, os tugas é que se esqueceram de marcar os outros 10) o que ficou dentro dos objectivos, ou seja, não perder com esta selecção por mais de 60 pontos. Deste jogo destacar também que o capitão Vasco Uva foi eleito o melhor jogador em campo e que Pedro Carvalho entra para a história do rugby português como o homem que apontou o primeiro ensaio da selecção em campeonatos do mundo. Ou seja, portugal perdeu mas ganhou o respeito de todas as pessoas deste mundo em que a bola não é redonda. Os próximos jogos serão com a Nova Zelândia (dia 15 de Setembro), com a Itália (dia 19 de Setembro) e por fim com a Roménia (dia 25 de Setembro). Os tugas estão confiantes com uma vitória com a Roménia, diz que é "o objectivo possível dentro do impossível". Foram para este campeonato com a promessa de "ter grande coração e uma grande atitude, sem nunca perder a inteligência" e ontem mais do que nunca mostraram que são "amadores na essência mas duplamente profissionais na atitude".
A mim só me resta dar os parabéns aos jogadores e á equipa técnica mas também a todos os portugueses que se deslocaram ao estádio para apoiar esta selecção que também é a NOSSA selecção. Fica aqui o site da Federação Nacional de Rugby.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Praxes (uihhh)


Numa altura em que o tema do regresso ás aulas está na ordem do dia e uma vez que alguém me fez lembrar que este podia ser um bom tema para um post...cá vai.

O ano passado, para mim, foi o ano da entrada no ensino superior. A escolha dos cursos a colocar no impresso não foi fácil mas depois dessa batalha o pior são as "PRAXES".

No dia em que me fui matricular, fiquei a saber que a partir dali e até ao final das praxes, não havia caloirada para ninguém mas sim....PORCALHADA e para além disso, trouxe logo TPC, que um dos meus superiores fez questão de me dar (ainda ontem estive com a folha desse TPC na mão). Dizia o seguinte:
"TPC: a influência dos interneurónios no jogo da macaca no Tibete. ---> fazer uma composição com 10 linhas no mínimo. Entregar a ........... no dia 2 de Outubro."

Se outra pessoa recebesse este tema para composição...de certesa que ia pensar: hã?!?! o que é que uma coisa tem a ver com a outra?!?! Mas eu não... eu pensei: mas o que é isso do jogo da macaca?!?!

Sim...sou loira, não há dúvida...mas há outra explicação: na minha terra chama-se jogo do aviãozinho e não jogo da macaca. Depois de esclarecida essa questão, o próximo passo foi pedir ajuda a única pessoa que me podia ajudar! E o resultado foi o seguinte:

A função principal dos interneurónios é o controle e a gestão das macacadas, desta forma, estão presentes em todos os primatas, o que inclui o Homem e também outra subespécie mais primitiva: os caloiros ou Homo Caloirensis.
Os interneurónios podem sofrer uma doença degenerativa que afecta o seu normal funcionamento, esta doença é designada síndrome da Escleromacacada aguda crónica e manifesta-se em altitudes a partir dos 3000 metros. Desta forma, esta doença é a principal causa de invalidez prematura no Tibete porque o relevo desta região varia entre os 3000 e os 5000 metros de altitude. Esta doença manifesta-se pelo desejo e a vontade compulsiva de jogar á macaca, se não forem impedidos os doentes jogam todo o dia, nos casos mais avançados nem sequer param para ver a Floribella.
Apesar das diversas tentativas da medicina oriental para arranjar uma cura para esta doença, até recentemente não existia um tratamento eficaz.
Mas cientistas da Universidade dos trolhas, na Buraca descobriram que se os doentes fossem enviados para a universidade deixariam de apresentar sintomas e ficariam totalmente curados em apenas 1 ano.

Assim aconteceu comigo, fui enviada para universidade, consegui resistir a um ano de macacadas intensas e agora já sou veterana. A única questão para a qual ainda não tenho resposta é se já estou curada!!!

domingo, 2 de setembro de 2007


hey...

Eu não sei em que época vives-te a tua infância mas se, como eu fazes parte das gerações pré anos 90,acho que tens muito para te orgulhares.

Este texto é baseado num e-mail que me mandaram, espero que se divirtam porque diz que: "recordar é viver"


Pelos vistos não devíamos ter sobrevivido até hoje, porque as nossas caminhas de bebé eram pintadas com cores bonitas, em tinta à base de chumbo que nós muitas vezes lambíamos e mordíamos. Não sei se era de chumbo ou de outra coisa qualquer, não estou informada quanto à veracidade desta afirmação, mas que mordia...ahhh isso mordia.

Não tínhamos frascos de medicamentos com tampas "à prova de crianças", ou fechos nos armários e podíamos brincar com as panelas. Confirma-se...uma vez ate tentei experimentar detergente...cheirava bem mas sabia mal...serviu de emenda.

Quando andávamos de bicicleta, não usávamos capacetes. Capacetes só para as motas e tenho as minhas dúvidas.

Quando éramos pequenos viajávamos em carros sem cintos e airbags, viajar á frente era um bónus. Nem +, o primeiro carro de que eu me lembro de ter andado nem radio tinha!

Bebíamos água da mangueira do jardim e não da garrafa e sabia bem.

Comíamos batatas fritas, pão com manteiga e bebíamos gasosa com açúcar, mas nunca engordávamos porque estávamos sempre a brincar lá fora. e que bem que se brincava, desde cedinho até escurecer.

Partilhávamos garrafas e copos com os amigos e nunca morremos disso. Isso eu não fazia! É natural....as trocas de saliva são sempre coisas que assustam, ou melhor, enojam as crianças

Passávamos horas a fazer carrinhos de rolamentose depois andávamos a grande velocidade pelo monte abaixo, para só depois nos lembrarmos que esquecemos de montar uns travões. Depois de acabarmos num silvado aprendíamos. Todos os dias havia uma nódoa negra ou um arranhãozito de bónos...isso era certinho. Ou então as duas coisas!

Saíamos de casa de manhã e brincávamos o dia todo, desde que estivéssemos em casa antes de escurecer. Yes of course!

Estávamos incontactáveis e ninguém se importava com isso. Não tínhamos PlayStation, X Box. Nada de 40 canais de televisão, filmes de vídeo, home cinema, telemóveis, computadores, DVD, Chat na Internet. Tínhamos amigos - se os quiséssemos encontrar íamos á rua. Se um puto de hoje soubesse que eu tive o meu primeiro telemóvel quando tinha 15 anos manda-me pa RTP memória!

Jogávamos ao elástico e à barra e a bola até doía! Por acaso nunca aprendi a cena do elástico...mas fartava-me de jogar à bola (descalça)

Caíamos das árvores, cortávamo-nos, e até partíamos ossos mas sempre sem processos em tribunal. Confirma-se. Eu também subia ás arvores!

Havia lutas com punhos mas sem sermos processados. Eu era uma menina atinada mas se me irritassem eu não respondia por mim.

Batíamos ás portas de vizinhos e fugíamos e tínhamos mesmo medo de sermos apanhados.Íamos a pé para casa dos amigos. Confirma-se novamente!

Acreditem ou não íamos a pé para a escola, não esperávamos que a mamã ou o papá nos levassem. Eu ia de bicicleta, com 2 amigos! E por vezes durante o caminho haviam alguns desentendimentos, mas ja disse que eu era pacífica (ou não).

Diz que: esta geração produziu os melhores inventores e desenrascados de sempre. Os últimos 50 anos têm sido uma explosão de inovação e ideias novas. Não confirmo nem desminto.

Tínhamos liberdade, fracasso, sucesso e responsabilidade e aprendemos a lidar com tudo. Hoje em dia também têm, acho eu!

E tu? És um dos nossos? Parabéns!


E este foi o primeiro post. Não sei quando voltarei a escrever, se é que voltarei a escrever, mas como ninguem ainda ouviu falar deste blog...ninguem vai dar pela falta.